quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ídolo do meu Imaginário Juvenil João Cebola.


Equipa dos telefones

João Cebola
Jogo em Sesimbra 
anos 60
 Grande equipa dos Pescadores dos anos 60
 Grande equipa dos Pescadores dos anos 60 Vitoria sobre o Benfica.(3-2)
Nos meus tempos de juventude, um jogador dos Pescadores da Costa da Caparica marcou-me pela sua agressividade competitiva e pela forma como se entregava a cada lance que disputava. 
João Cebola um dos jogadores que mais valia quebrar que torcer fez mais de dez épocas ao serviço dos Pescadores. Nunca será com sentido pejorativo que se diz andar de carroça pois os jogadores passavam os dias a trabalhar alguns na faina do mar e depois davam o litro ao domingo, facto que hoje é raro ver!

Em tempos, foi escrito este artigo no Jornal Praia do Sol, de apelo aos jogadores para jogarem gratuitamente, onde João Cebola é dado como exemplo:
O jogador valente e combativo é hoje o mesmo valentão pois faz todos os dias no paradão  abaixo acima  as vezes com a ajuda de uma muleta!« força João cebola».

                                         Hoje com o seu amigo de sempre Salgado
Foto tirada num destes dias soalheiros de 2014






5 comentários:

  1. Este foi um apelo sentido pelos jogadores de então que deu os seus frutos «subida de divisão» embora não fosse de forma gratuita, mas sim um valor quase simbólico!!!

    ResponderEliminar
  2. Esta história foi contada pelo próprio passada em Sacavem em jogo para a subida de divisão TENDO O ESTREMO ESQUERDO O SEU GRANDE JOGADOR!...O TREINADOR´DO SACAVENENSE ERA JOSÉ DO CARMO UM CASAPIANO QUE JÁ TINHA SIDO TREINADOR DOS PESCADORES MAIS QUE UMA VEZ COMO TAL CONHECIA O CEBOLA COMO POUCOS!O treinador dos Pescadores era Martinho um jogador que se tinha notabilizado no Atlético C.P.UM esperto em táctica pois foi certo que o estremo nem tocou na bola.e assim os Pescadores ganharam.

    ResponderEliminar
  3. O jogador que o Cebola marcou claro que saiu do campo com algumas mazelas mas na época a valentia era a palavra de ordem.

    ResponderEliminar
  4. Nesse jogo os pescadores marcaram dois golos está na duvida de todos com quem falei se Salgado marcou um ou dois golos?.

    ResponderEliminar
  5. NO JOGO CONTRA O BENFICA OS PESCADORES FIZERAM DAS TRIPAS CORAÇÃO PARA ALCANÇAR A VITÓRIA POR 3-2.

    ResponderEliminar